A EXPOSIÇÃO


A lucidez centenária de Oscar Niemeyer marcou nossa contemporaneidade e atravessou décadas e fronteiras. Seus traços deram à nova Capital brasileira dos anos 60 o ar vanguardista que ainda hoje persiste no tempo desde aquela época em que o Brasil era percebido no cenário internacional como um país agrícola e atrasado. Sua mente privilegiada foi capaz de dar ao concreto armado ares de liberdade, a mesma liberdade que povoou seus pensamentos e concepções políticas.

Seu legado para a Arquitetura, a arte, a política e a cultura se caracteriza por uma obra de caráter coletivo, transfronteiriço.

Brasília 55 anos – da utopia à Capital, com entrada gratuita. Esta mostra é uma realização da Artetude Cultural e tem a curadoria de Danielle Rocha Athayde, produtora cultural. Resultado da dissertação de mestrado de Danielle em Gestão Cultural, Patrimônio, Turismo e Natureza, cursado no Instituto de Investigação José Ortega y Gasset, em Madri, Espanha, a exposição reúne cerca de 300 peças. São três toneladas de materiais, organizados em oito blocos.

Brasília 55 anos – da utopia à Capital
apresentará uma maquete atual da cidade produzida por Antônio José Pereira de Oliveira, na dimensão de 6,00 m x 4,80 m; fotos históricas da construção da cidade, entre elas, registros feitos por Peter Scheier, fotógrafo alemão que viveu no Brasil no período de 1938 a 1975 e captou Brasília no período de sua construção; fotos aéreas atuais de autoria de João Facó; obras de Athos Bulcão, o artista de Brasília; espaços dedicados aos principais personagens da cidade: Juscelino Kubistchek, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão e Roberto BurleMarx. Será exibida, também, uma linha do tempo contando a gênese da ideia de criação de uma nova capital para o Brasil, a partir de 1751 até a inauguração da cidade real em 21 de abril de 1960.

 

"Brasília 55 anos – da utopia à Capital"
Oito países: Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Índia, França e Alemanha.
Público: 300 mil pessoas.
Mostra: 300 peças, três toneladas de materiais.